Foto: Vinicius Becker (Diário)
O avião Embraer IU-50 da Força Aérea Brasileira (FAB) que sobrevoou Santa Maria em baixa altitude por cerca de 3h30min nesta terça-feira (16) pertence a um esquadrão de elite conhecido como os “olhos e os ouvidos” do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB): o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). A missão da aeronave na cidade foi realizar uma calibração de equipamentos em solo, um procedimento essencial para garantir a segurança de todos os voos que chegam e partem da região inluindo os comerciais.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com base operacional no Rio de Janeiro, o GEIV é a unidade responsável por aferir e inspecionar todos os equipamentos de auxílio à navegação aérea do Brasil. Conforme a FAB, a missão do grupo é "garantir, por meio da atividade de Inspeção em Voo e Radiomonitoragem, os parâmetros de operações exigidos para o funcionamento dos serviços de navegação aérea". Em outras palavras, o voo serve para calibrar os equipamentos em solo, como antenas e radares, para que as aeronaves em voo recebam as informações de forma adequada.
Para garantir que cada um desses equipamentos funcione com precisão milimétrica, as aeronaves-laboratório do GEIV, como a que esteve em Santa Maria, são equipadas com uma tecnologia de ponta. Elas realizam voos repetidos sobre os auxílios em solo para medir, analisar e certificar que os sinais emitidos estão dentro dos padrões internacionais de segurança, especialmente durante condições meteorológicas adversas, como chuva e neblina.
A atividade de inspeção em voo começou no Brasil em 1956. A FAB ressalta que "os voos na região de Santa Maria não são incomuns e fazem parte de uma rotina de manutenção e certificação de equipamentos de auxílio à navegação", sendo realizados de acordo com a demanda para verificação dos equipamentos.
O avião, que veio do Rio de Janeiro, pousou em Santa Maria na manhã de segunda-feira (15) às 10h30min. Após um primeiro voo de 54 minutos, após mais de 3h30min sobrevoando a cidade, a aeronave fez o pouso na Base Aérea por volta das 14h.
A checagem dos equipamentos continua a ser realizada e não há previsão para encerramento da atividade.